A Mão da Glória

 ┏━────────━┓
Hello, psicos!
┗━────────━┛
Não, a Mão da Glória não pertencia a uma mulher chamada Glória (hihihi), ela possui este nome porque, antigamente - e ainda hoje -, atribuíam-se poderes mágicos a esse artefato.
E os veremos a seguir, então... mãos a obra!
(É mais forte que eu... Desculpa!  :v)

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈ 
O Que é Uma Mão da Glória:


  A Mão da Glória - ou Mão do Morto, como também é conhecida essa prática - é a mão mumificada de um homem enforcado, cuja é retirada em um só golpe em menos de 24h após a morte do indivíduo e preparada com devido cuidado. Usada por necromantes para anestesiar os residentes de uma casa e, assim, permitir carta branca a estes para fazerem o que quiserem na residência, ela se trata de um artefato grotesco que era usado por ladrões para facilitar seu trabalho de invasão à casas, mansões e castelos durante a noite. Sendo um dos mais terríveis e temidos Feitiços Negros e herança da Feitiçaria Goética Medieval (muito procurado na Idade Média e Renascença), a Mão da Glória é um instrumento maligno e poderoso que torna estupefatos e imóveis todos àqueles a quem é apresentado. 
  Segundo as lendas, este feitiço foi desenvolvido originalmente por ladrões que se intrometiam nas Artes Negras e era usado tanto para atacar pessoas comuns, como para atacar outros bruxos. Depois que um criminoso era enforcado, acreditava-se que sua mão poderia ser cortada e usada para a magia, como para fazer uma mão da glória. Os larápios acreditavam firmemente que esta mão mumificada teria o poder de facilitar a entrada dos bandidos em qualquer lugar se a usassem como um castiçal para segurar uma vela acesa feita a partir de gordura de um homem enforcado, podendo assim abrir qualquer porta trancada e tornar todos àqueles dentro da casa inconscientes ou paralisados até que pudessem terminar a "limpa". 

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
A Aparência e Criação de Uma Mão da Glória:



  A Mão da Glória clássica é uma mão de homem cortada na altura do pulso, devidamente seca e mumificada para melhor conservação e manipulação. O processo de secagem deixa a mão curtida; ela adquire uma coloração cinzenta e um aspecto de couro rústico. Uma camada de cera é aplicada nos dedos para que eles endureçam em uma posição esticada. Na ponta de cada dedo acrescenta-se um pavio de acendimento, feito de cabelo, preferencialmente de uma jovem mulher virgem. Cada ponta de dedo se torna dessa maneira uma vela que pode ser acesa para invocar suas propriedades místicas.
  Algumas Mãos da Glória se diferem quanto a sua aparência, algumas possuem uma corda para que possa ser colocada em volta do pescoço, enquanto outras são ajustadas para permanecer de pé sobre uma superfície plana, como um bizarro castiçal. Em alguns modelos, a mão permanece fechada segurando uma única vela, esta geralmente feita de gordura humana extraída da barriga ou das nádegas de uma criança não batizada.
  A confecção desse medonho talismã místico depende de algumas condições que devem ser observadas. Em primeiro lugar, a mão deve ter uma origem específica, ela deve ser cortada de um assassino que foi enforcado pelos seus crimes. A mão deve ser extraída do corpo enquanto este ainda estiver pendendo na ponta da corda. Usualmente, a mão escolhida é a direita, especialmente se essa foi a mão utilizada pelo assassino quando ele produziu sua vítima. Em alguns casos, a mão esquerda pode ser obtida se o assassino reconhecidamente era canhoto. O Petit Albert adverte para que jamais sejam tomadas as duas mãos da mesma fonte.
  A mão deve ser serrada à noite, de preferência durante uma madrugada sem lua, sendo que na eminência de um eclipse os poderes da Mão da Glória são amplificados. O sangue residual deve ser drenado ao máximo e os dedos precisam ser posicionados. Ela é enrolada em um tipo especial de linho fino e depositada em um jarro de barro contendo uma solução de salitre (nitrato de potássio), pimentas, zimat, azinhavre, e pedras de sal grosso - Tudo deve estar pulverizado. Depois de 15 dias, a mão é removida e deixada para secar naturalmente à luz do sol em seus dias mais fortes, o que pode demorar alguns meses. Se o sol não for poderoso o suficiente, ela poderá ser seca em um forno aquecido com verbena e samambaia. Se o objetivo for torná-la uma vela, os dedos são mergulhados em cera virgem, se não, uma vela adequada feita da gordura do enforcado - retirada geralmente da barriga ou das nádegas -, esterco de cavalo e gergelim é posicionada como se estivesse sendo segurada. O processo inteiro é acompanhado de certos rituais, incluindo a leitura de poemas e a recitação de cânticos para consagrar o talismã.  
   Agora basta ao necromante entrar na casa das vítimas com a mão segurando a vela acesa, e pronunciar a seguinte frase: “Deixe todos esses que estão dormindo que fiquem dormindo, e todos esses que estão acordados que fiquem acordados”. Todos os mortais dentro da casa que é afetada caem em um sono profundo e não podem ser despertados. Porém, isto não afeta criaturas sobrenaturais (geralmente usadas como proteção por outros bruxos e feiticeiros). Para cada ocupante não afetado, um dedo da mão se recusará a brilhar, servindo assim como uma advertência satisfatória ao necromante. As chamas na Mão da Glória podem ser extintas normalmente pelo necromante, mas se qualquer um outro tentar fazer isto, falhará a menos que eles usem leite (nenhum outro método pode ser usado).
  O Petit Albert - Grimório que inspirou as lendas de St. Albertus Magnus apresenta esse método para a criação da Mão da Glória, conforme citado por Grillot De Givry em seu livro "Bruxaria: Mágica e Alquemia" ("Witchcraft: Magic and Alchemy"). Mas parecem haver vários outras formas de criação da mão, envolvendo entre outras coisas o uso de uma serra de ferro frio, a exposição do talismã à luz da lua cheia e a imersão da mão em uma panela contendo ervas cuja beberagem deve ser consumida pelo bruxo.
  Nos dias atuais, praticantes de magia podem achar difícil reproduzir a receita em suas casas. Não apenas por que ser complicado encontrar cadáveres de assassinos pendendo num cadafalso, mas também pela dificuldade de duplicar certas fórmulas que envolvem gordura humana, isso sem falar de cabelos de virgens, um item que não se encontra em qualquer mercado. Dada a raridade dos ingredientes, Mãos da Glória podem ser encomendadas a feiticeiros que confeccionam os objetos seguindo uma regra de "não pergunte onde ou como ela foi feita". Acreditem ou não, o mercado para esse tipo de talismã místico é enorme e alguns praticantes de magia oferecem a criação deles por um preço elevado.

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
Os Poderes De Uma Mão da Glória:



  Segundo a crença, a Mão da Glória possui poderes e capacidades sobrenaturais que podem ser invocadas pelo seu proprietário. Essas capacidades sobrenaturais envolvem sempre o princípio de "abrir as portas e passagens"  e "garantir adentrar uma casa sem oposição". 
  Existem muitas descrições quanto aos poderes do objeto, entre os quais se encontram a facilidade de ficar invisível pelo tempo que uma vela se mantiver acesa; enxergar na completa escuridão; não produzir som algum ao se mover ou ainda provocar um estado de sonolência tamanho nas pessoas a ponto delas não perceberem sua presença. O folclore da Mão da Glória conta também com a descrição de trancas e fechaduras sendo desmontadas ou se abrindo quando tocadas pela Mão da Glória.  
  Em alguns relatos, cada vela/dedo aceso representa uma pessoa no interior de uma casa ou habitação que será afetada pelo talismã. A pessoa que o dedo representa é imediatamente afetada, tornando-se sonolenta e desatenta, incapaz de perceber a presença do indivíduo que usou a Mão. Se a qualquer momento, uma das velas se apaga, uma pessoa desperta e pode perceber a presença de um invasor. Essa parte da lenda é importante, pois em muitas narrativas o utilizador comete o erro de não saber quantas pessoas estão na casa ou simplesmente deixa o fogo apagar. 
  Em certas versões, a luz emanando de uma Mão da Glória brilha com uma luminosidade azulada quando esta fica próxima de um tesouro ou objeto de valor. Outras histórias ligadas à mão dizem ela também servir para curar pessoas que foram amaldiçoadas por alguém. 

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
Suposições Do Que Pode Repelir o Poder do Artefato:


  Havia, no entanto, maneiras de se proteger dos efeitos e poderes da Mão da Glória. Beber um copo de leite fresco era uma maneira de diminuir os efeitos mágicos do talismã. Mas a forma mais confiável de proteger a casa era espalhar um tipo de unguento no batente da porta e nas janelas. O preparado místico tinha de ser produzido com a fervura de bexiga de um gato preto, a gordura de uma galinha branca e um pouco de sangue de coruja. Essa mistura precisava ser preparada numa noite de lua cheia e espalhada na primeira noite do verão protegendo a casa e seus habitantes por um ano inteiro. Segundo uma narrativa britânica, a precaução ajudou a capturar um bruxo em 1797 que teria usado uma Mão da Glória para roubar uma pensão em North Stainmore. A macabra relíquia teria sido recolhida pelo dono da taverna e preservada até ser encontrada em 1935 por um antiquário que a comprou e mais tarde doou para o Museu em Whitby. De acordo com muitos historiadores essa é a última Mão da Glória original.
  Jogar leite ou sangue são as duas maneiras de se apagar uma Mão da Glória, cancelando o efeito dela sobre as vítimas nas quais esta enfeitiçou, de maneira que acordem do "tranze" e retornem à sua consciência.

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
Teorias e Informações Sobre a Mão da Glória Encontrada:


  Segundo o Bladen Journal, uma mão mumificada encontrada em Castleton, North Yorkshire, na Inglaterra pode ser a última “Mão da Glória”. A mão mumificada que os jornais afirmam ser a última foi descoberta pela primeira vez em 1935 no interior da parede em uma casa de palha em Castleton por um pedreiro e historiador chamado Joseph Ford. Ford disse ter reconhecido imediatamente a importância da mão como uma ferramenta de sobrenatural, de modo que ele a doou para o Museu Whitby .
  Mas por que aquela mão foi escondida em uma parede? 
  O mais provável é que tenha sido por questões de segurança – mas não no sentido usual da palavra. No passado, os itens de vestuário e outros objetos ritualísticos costumavam ser escondidos atrás de muros para os proteger dos maus espíritos. Pode ser uma situação semelhante com a Mão da Glória encontrada. Também é possível que esta foi uma Mão da Glória escondida depois de um assalto. 
  O site do Museu Whitby também disse que “Há pelo menos duas (lendas)  em North Yorkshire, uma relativa ao Spital Inn on Stainmore em 1797 e a outra do Oak Tree Inn, Leeming, supostamente de 1824.”, vejamos uma delas a seguir:

  A história de Spital Inn começa com uma velha pedindo o estalajadeiro para dormir em uma cadeira no térreo da estalagem (com o pretexto de que ela precisaria sair cedo na manhã seguinte). O gerente concordou e depois se recolheu para dormir no andar de cima com sua família. A única pessoa que permaneceu no andar térreo era uma jovem empregada doméstica.
  Esta jovem mulher notou algo estranho sobre a “velha” e achou suspeitas umas calças masculinas que apareceram sob a barra do vestido da “mulher” idosa. A empregada disse a si mesma que isso não parecia uma pessoa confiável e planejou permanecer acordada naquela noite para vigiar a personagem suspeita.
  Claro que era um homem. Ele tirou o vestido e a peruca quando acreditava que a jovem estava dormindo e se aproximou dela com uma mão da Glória acesa. Ele acenou na frente de seu rosto disse:
“Que aqueles que estão dormindo fiquem dormindo e aqueles que estão acordados fiquem acordados!”
  Com isso, o ladrão colocou a mão sobre uma mesa e se afastou da empregada doméstica, ele então abriu a porta para deixar seu parceiro que estava na rua entrar.  Naquele momento, a menina levantou-se e empurrou o homem para fora, fechando e barrando a porta atrás dele. Ela correu para cima e tentou acordar a família. Infelizmente, a Mão da Glória tinha feito o seu trabalho e eles estavam todos presos num sono profundo.
  Logo, a empregada ouviu os homens tentando arrombar a porta. A moça teve um insight e voltou lá embaixo e tentou apagar a mão da Glória. Ao ver que nada fazia aquela merda mágica apagar,  ela pegou um pouco de leite e jogou na mão. 
  Quando as chamas apagaram, a família acordou e ouviu os gritos abaixo. Eles pegaram os ladrões depois de uma breve perseguição. Os homens prometeram que deixariam a família em paz, se a Mão de Glória fosse devolvida. No entanto, os ladrões foram privados do seu pedido e por pouco não morreram. O estalajadeiro atirou neles, mas eles fugiram.
◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
A Mão da Glória e a Literatura:



  As “Mãos da Glória” foram também uma ferramenta favorita para ladrões e contadores de histórias por mais de 200 anos. Sendo assim, dentre os muitos objetos peculiares e bizarros do submundo oculto, a Mão da Glória talvez seja um dos mais conhecidos, em parte por figurar em filmes e histórias de horror que a tornaram bastante conhecida. O macabro talismã já apareceu em Dungeons and Dragons e Pathfinder, e até já figurou no background de filmes e romances como Coração Satânico, Hellboy e Harry Potter. É citada também em grimórios de feitiçaria, como o Petit Albert de 1722 e no Compendium Maleficarum, um manual italiano escrito por Caçadores de Bruxas e publicado em Veneza no ano de 1608. 
  A Mão da Glória está presente, ainda, na nomeada saga de filmes Harry Potter, tendo aparecido em Harry Potter e a Câmara Secreta (filme, livro e jogo); Harry Potter e o Enigma do Príncipe; Harry Potter e as Relíquias da Morte; LEGO Harry Potter; LEGO Harry Potter: Anos 1-4; Pottermore e O Mundo Mágico de Harry Potter.

Resumo de uma das aparições:
  Durante o verão antes de seu segundo ano, Draco Malfoy visitou a Borgin & Burkes com seu pai. Lá, ele viu a Mão da Glória e perguntou se ele poderia comprá-la, como Borgin explicou os seus poderes e se falou de sua utilização por ladrões e saqueadores, acabou por levar o pai de Draco, Lúcio, a desprezar a ideia de seu filho precisar de uma coisa dessas. Independentemente disso, Draco comprou em algum momento antes de seu sexto ano, e fez uso dela durante seu plano para assassinar Alvo Dumbledore. Ele a usou para sair da Sala Precisa depois de usar Pó de Escuridão Instantânea do Peru para tornar impossível para qualquer pessoa vê-lo sair da sala.
"Ponha lhe uma vela e ela dá luz apenas a quem a segura! A melhor amiga dos ladrões e saqueadores!" 
— Borgin explicando o poder do artefato a Draco Malfoy.

  Supostamente, o artefato teve sua aparição em Supernatural no terceiro episódio - Céu Vermelho - da sexta temporada, onde Bela Talbot engana o empregado de um museu.

Resumo do Episódio:
  Bela é contratada por uma velhinha para resolver um caso misterioso de pessoas que foram mortas afogadas longa da água. No seu caminho encontra Dean e Sam que também estão investigando o caso. Os irmãos descobrem, com a ajuda de Bela, que é um fantasma que foi enforcado pelo próprio irmão. Para se livrar desse fantasma, eles precisam queimar a mão do mesmo que foi cortada antes do seu enforcamento. Para isso entram em uma festa no museu Sea Pines em que a mão se encontra. Dean consegue roubar a mão, porém sem ele perceber, Bela a rouba dele e vende logo que descobre um comprador. Bela está pronta para partir mas vê o navio fantasma, significando presságio de morte. Ela recorre à ajuda de Dean e Sam para salvarem a sua vida.

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈
A Mão da Glória e a História:



  É provável que a crença nos poderes mágicos desse talismã seja bem antiga, remontando ao Império Romano, ou mesmo antes dele. Sabe-se que os etruscos acreditavam que pedaços do corpo de pessoas poderosas retinham parte de seu poder. Usando essas partes cuidadosamente embalsamadas acreditavam obter sua força, vitalidade ou as habilidades do dono original. Essa crença também era comum entre os celtas que preservavam crânios, ossos, línguas, dentes e até a genitália de indivíduos notáveis como verdadeiros tesouros. Mesmo os romanos colecionavam partes de inimigos vencidos em suas campanhas que eram contrabandeadas para o Coração do Império e mostradas como mórbidos troféus conquistados em território bárbaro.
  No Norte da Inglaterra existem muitas narrativas a respeito da criação e do uso da Mão da Glória por feiticeiros, bruxos e ladrões que se valiam das suas capacidades. Em 1590, um certo John Fian confessou sob tortura durante um Julgamento de Bruxos ocorrido na Escócia, ter invadido uma igreja usando uma Mão da Glória. Fian, claro, foi condenado por heresia e bruxaria.
  As raízes dessa lenda, sem dúvida estão atreladas à crença de que certos objetos, ou coisas vivas, tinham poderes que podiam ser roubados e usados pelas pessoas. Estudiosos compreendem essas crenças como um tipo de "magia complacente". As pessoas se perguntavam o que poderia proporcionar melhores condições para passar desapercebido por guardas e vigias? E a resposta era a mão de um assassino, alguém que atuou sua vida inteira de forma discreta. Da mesma maneira, a mão do assassino também permitia abrir portas e fechaduras.
  Objetos imbuídos com "magia complacente" foram usados largamente até o início da Era da Razão, sendo que alguns continuaram presentes como amuletos de boa sorte, os trevos de quatro folhas, pés de coelho e patuás. Antes de recriminar aqueles que empregavam o poder da Mão da Glória, talvez seja o caso de perguntar se você mesmo, caro leitor, não tem um objeto de estimação que lhe dá sorte.
  O termo "Mão da Glória" pode ser derivado de "main de gloire" que alguns estudiosos sugerem ser uma corruptela da palavra mandrágora, uma erva que teve vários usos ao longo da história, incluindo a incitar loucura, expulsar demônios, e (ser especialmente útil para os ladrões) por induzir a um sono profundo. As inúmeras histórias e lendas por trás da Mão da Glória significam que a mão da glória no Museu Whitby é provavelmente raríssima por ser a último de sua "espécie", e por este motivo, a preservação do artefato é muito importante para a história.

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈

Fontes de Pesquisa: 

Harry Potter Wikia
Mundo Gump
Mundo Tentacular
Noite Sinistra
Supernatural Wikia

Editado. Acrescentos e correções foram feitos.

◈ ━━━━━━━ ◆ ━━━━━━━ ◈

É isso, pessoal. Então vou ficando por aqui e... uma salva de palmas para a Mão da Glória! Kkkkk 
É muita piada ruim pra um post só, foi mal... Até já!  :3♥


Comentários